quinta-feira, 1 de abril de 2010

BreadBoard

Para a iniciação nesta área é necessário conhecer algumas ferramentas importantes, que vão ser necessárias no desenvolvimento de todos os projectos.

A BREADBOARD é um placa de ensaios,ou seja, é utilizada para montar circuitos e testa-los.
Não é necessário soldar os componentes, o que facilita em muito o desenvolvimentos dos projectos.
Na parte 1 e 3 da breadboard, os pontos estam ligados internamente na horizontal, e normalmente são utilizados para ligar a fonte de tensão (na parte superior) e o GND (na parte inferior).
Na parte 2 os pontos estam ligados internamente na vertical, é nesta parte que montamos os circuitos.

Tutorial-Primeiro circuito na Breadboard

Obejectivo: Montar um circuito na Breadboard, que acenda um LED.

Material:
  • LED;
  • Resistência;
  • Fonte de Tensão;

Na linha de cima liguei um fonte de tensão de 5V, todos os pontos da linha ficam com um potencial 5V.
Na linha de baixo liguei a massa, todos os pontos da linha ficam com um potencial de 0V.

De um dos pontos da linha superior com potencial de 5V liguei um fio à primeira coluna, montei a resistência entre a primeira e a segunda colunas, para interiormente a resistência não estar em curto-circuito.Em seguida liguei o LED o terminal positivo (o mais comprido) na coluna dois e o terminal negativo (o mais curto) na coluna 3 e para finalizar liguei um fio da coluna 3 até a massa para fechar o circuito.

Nota:É diferente montar um componente como uma resistência ou um LED, entre pontos de colunas diferentes do que liga-los entre pontos da mesma coluna. Ao ligar entre pontos da mesma coluna, é a mesma coisa que estar a colocar os componentes em curto-circuito.

O meu circuito montado:


Apesar da foto estar desfocada, dá para perceber que o LED esta em série com uma resistência(220 ohms) e esta ligado.O LED está a ser alimentado por uma fonte de 5V, neste caso estou a utilizar o arduino para me fornecer os 5V. Nos próximos post vou falar do arduino.







1 comentário: